Exposição na internet?

| |
É fato comprovado: a internet chegou para revolucionar o mundo e abrir milhares de portas para todos, seja na forma de pensar ou na divulgação de bandas, artistas, e até mesmo mudando os padrões. E todo mundo já está cansado de saber disso. Mas, com tantas redes sociais (Twitter, Facebook, Tumblr, Formspring, e por aí vai…) as pessoas também começaram a se expor muito mais na internet. Quem não conhece uma celebridade que sempre se mete em polêmicas no Twitter, por exemplo?
Mas tudo tem limites, e se expor demais no mundo virtual pode trazer sérias consequências na sua vida, atrapalhando até mesmo o relacionamento com os amigos e com a família. Por isso, é só ter bom senso e saber lidar com a forma que você se expressa.

Saiba a hora de parar
É só estabelecer os seus próprios limites. Quando você fala demais da vida pessoal em redes sociais ou diz coisas que só deveria dizer pessoalmente, para algumas pessoas em pleno Twitter, não tem jeito: os outros vão comentar. E falar demais sobre si mesmo é quase dar direito para que os outros fofoquem sobre a sua vida. Por isso, prefira dizer coisas íntimas demais apenas para amigos.
Às vezes é desnecessário falar certas coisas para todo mundo ler. Isso só aumenta as fofocas e pode acabar com a privacidade da sua vida pessoal. Mas expor suas opiniões, conversar com os amigos normalmente é algo que todo mundo sempre faz. É só ter noção de até a onde você pode ir. Claro que existem pessoas que não se preocupam com isso, mas caso você não goste de ver comentários sobre si rolando por aí, o melhor é se preservar.
Cuidado com as fotos
É aquela velha história: nunca caia naquele papo de enviar fotos privadas para as outras pessoas, mesmo que você confie nelas. Existem milhares de histórias de meninas que foram expostas na internet em fotos íntimas só por que acreditaram em argumentos falsos. Além disso, assuntos sérios como esse rendem processo, prisão, e a multa é recorrente à duração da pena.
E você sabia, por exemplo, que humilhação na internet e cyberbullying podem render até R$20,000 mil de pagamento às vítimas? Diversos famosas já foram vítimas de críticas por diversas pessoas e expostas em blogs na internet e viraram motivo de piada por causa de fotos assim. E mesmo que os advogados peçam um mandato para que todos os sites tirem tais fotos do ar, elas nunca são realmente esquecidas. Afinal: uma vez na internet, para sempre na internet.
“Confiar” foi lançado em 2010 nos Estados Unidos
Um dos filmes que aborda o tema é Confiar (‘Trust’), que conta a história de Annie (Liana Liberato) que ganha de aniversário dos pais um computador aos 14 anos. Ela faz um amigo virtual, Charlie, de 16, que a convence de que é uma boa companhia – sempre a elogiando e mandando suas fotos para ela – até que os dois começam a trocar SMS e se envolver mais do que os pais de Annie esperavam. Mesmo hesitando, eles aceitam a nova amizade da filha. Ela marca um encontro com Charlie de modo secreto em um shopping, mas quando chega lá, ele não é nada do que ela esperava. Ele fala sobre temas sérios. Nos EUA, os críticos o elogiaram, mesmo que o final seja “em aberto”. Confira o trailer aqui.

Espero que tenham ajudado, Karol M.

11 comentários:

  1. Olá adorei o post...Bjus


    www.fashionglamix.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, esse assunto é muito importante.
    Bjos!

    coisinhas-da-vanessa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. adorei o post.

    beijos

    www.manualfashion.com

    ResponderExcluir
  4. Seu post´está excelente! Realmente temos que saber lidar com a exposição, os nossos limites, o que dizer e como dizer...
    Blogueiras acabam se expondo DEMAIS, não há jeito, traços biográficos íntimos sempre acabam se revelando nos posts. E isso é legal, desde que a pessoa saiba lidar e estar preparada também para a avalanche de críticas negativas.

    beijos!

    Ah, estou seguindo vc, adorei o blog!

    http://totalpinkprincess.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. oi karol, acabei de conhecer seu blog e percebi que você gosta de harry potter, eu amo então.. já me conquistou rs! e esse post é ótimo, eu tenho vontade de assistir esse filme, agora me deu mais vontade ainda, e o legal é que ele fala de um assunto sério né ? como assim, "final em aberto" ? não entendi essa parte :s

    www.bygarotas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho muito receio mesmo de toda essa exposição, não sou de pensar que não pode acontecer comigo...

    Beijos, Vi
    www.leonapoet.com

    ResponderExcluir
  7. Mega fofo o blog, gostei bastante dos textos, são bem interessante.
    Participando aqui, bjo
    http://taah-minhavidameujeito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Adorei :)
    beijos
    http://raaphaelairigarayzkm.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. as pessoas esquecem que uma vez na internet, sempre na internet rs, complicado. já vi esse filme (: gostei daqui, to seguindo ;*

    http://realidade-imperfeita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. É preciso todo um cuidado mesmo, a internet é benéfica mas também pode ser muito prejudicial. Eu sempre modero o que compartilho e com quem compartilho. Principalmente no facebook onde a vida é um livro aberto pra quem quiser ver, um perigo. Quero muito assistir a esse filme, parece muito interessante. Beijos Bru.

    ResponderExcluir
  11. Eu mesma vou apagar algumas fotos pois minha vida está totalmente exposta no facebook!
    É super perigoso mesmo.

    mundodapoli.com

    ResponderExcluir